A presente pesquisa analisou os métodos avaliativos adotados no Ensino Fundamental I (EF I) das escolas públicas da cidade de Rio Pomba - MG. Essa análise se fundamentou na compreensão dos procedimentos avaliativos efetivados nas séries do 1º ao 5º ano do EF I, sobretudo ocupou-se na reflexão das atuais práticas avaliativas, a fim de compreender e repensar essas práticas. Acreditava-se incialmente que, de forma geral, poucos estudantes eram atendidos em suas dificuldades no que tange a prática da avaliação, e que também prevalece o exercício da verificação em detrimento da avaliação. Visualizando tais hipóteses, perseguiu-se entender se há diferentes formas de métodos de avaliação e possíveis práticas de intervenção. Este trabalho possui abordagem qualitativa e quantitativa, buscando sempre a análise subjetiva tanto dos procedimentos quanto dos tratamentos dados à prática da avaliação e, ao mesmo tempo, empenhou-se em quantificar dados que serviram para uma análise mais completa do objeto de pesquisa em análise. A coleta dos dados se deu por meio de entrevista estruturada, com uma amostra de 11 professoras, sendo uma professora de cada série e de cada escola, portanto um universo de 4 escolas. A partir da análise dos dados, pode-se observar que, apesar dos estudantes com dificuldades de aprendizagem não receberem o acompanhamento pedagógico adequado, a maioria dos docentes afirma ser necessário e indispensável considerar o progresso desses estudantes. Também reconhecem que a avaliação deve ser um processo contínuo, não limitado apenas às avaliações escritas. Percebeu-se ainda que mesmo diante de novas metodologias avaliativas existentes, ainda há uma parcela de professores que insistem em continuar com formas mais tradicionais de avaliar, possivelmente devido a pouca experiência docente, falta de apoio didático-pedagógico, falha na competência técnica dos docentes ou especialistas da escola, ou mesmo negligência da família em relação às atividades extraclasse.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2015
Título
Análise dos métodos avaliativos adotados no Ensino Fundamental I das Escolas Públicas de Rio Pomba - MG