A atividade do Ballet caracteriza-se por posturas sustentadas e movimentos repetitivos de grande amplitude articular. A maioria dos movimentos é realizada em rotação lateral de quadril, joelho e pé, necessitando de maior estabilidade das articulações para a excelência do desempenho da bailarina. Sendo assim o Ballet clássico pode promover modificações anatômicas, biomecânicas, morfológicas e físicas que podem desestabilizar o equilíbrio funcional dos praticantes ao longo dos anos de prática, podendo então gerar alterações posturais compensatórias. OBJETIVO: Verificar se o Ballet tem correlação com desvios posturais em crianças e adolescentes praticantes e compará-lo com não praticantes. MÉTODOS: Foi realizado através de aquisição de dados com fotogrametria utilizando o Software para Avaliação Postural (SAPO). Participaram da avaliação 32 meninas divididas em dois grupos: um grupo de bailarinas clássicas, composto por 16 meninas, com idades entre 10 e 18 anos, sendo as bailarinas recrutadas no Centro Ferroviário de Cultura; e as não bailarinas (sedentárias) na Escola Embaixador José Bonifácio. RESULTADOS: Não houve diferença significativa nos pontos da avaliação postural do grupo de bailarinas (GE) em relação às não bailarinas (GC), os desalinhamentos encontrados nas bailarinas também são encontrados em sedentárias, houve significância apenas no ângulo entre os dois acrômios e as duas espinhas ilíacas ântero-superiores (p=0,002) como sendo uma estimativa de escoliose. CONCLUSÃO: Concluiu-se que houve alteração postural tanto no grupo de Bailarinas quanto no grupo de não bailarinas.
Curso
Fisioterapia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2014
Título
Análise postural em crianças e adolescentes sedentários e praticantes de ballet clássico