Resumo
O constante avanço tecnológico tornou o mercado cada vez mais competitivo, fazendo com que as empresas agreguem medidas para se diferenciar e se destacar frente aos concorrentes ou consumidores. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia Seis Sigma, conceitos, definições, ferramentas, responsabilidades e regras e compreender sua eficácia. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando-se de textos retirados de livros, revistas, artigos acadêmicos, sites, cujos autores versam sobre o tema. A metodologia do Seis Sigma surgiu em 1980 e tem como objetivo alcançar a excelência competitiva, por meio da melhoria contínua de processos, uma estratégia de gestão que acelera a melhoria de processos, produtos e serviços. A expressão Sigma mede a capacidade que o processo possui em trabalhar livre de falhas. A contenção da variação no resultado cedido aos clientes em uma taxa de 3,4 imperfeições por milhão ou 99,99966% de perfeição define o Seis Sigma. O método torna-se único e extremamente eficiente, devido à sua estruturação e foco na redução da variabilidade do processo. Palavras-chave: Metodologia Seis Sigma. Empresas. Mercado. Excelência
Competitiva. Eficácia.