A presente pesquisa tem como finalidade analisar como é o trabalho com artes na educação infantil. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Educação Infantil situadas na cidade de Ubá-MG. A questão levantada na pesquisa se refere às metodologias que o professor usa em sala de aula para o ensino com artes. Hipoteticamente, acredita-se que muitos professores não permitem que as crianças produzam seus trabalhos com autonomia, se expressem com espontaneidade e muitas vezes interferem no processo de criação dos mesmos. A pesquisa foi de cunho qualitativo, levando em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades. Objetivou-se analisar a importância de artes na educação infantil e como ela é indispensável no desenvolvimento da criança. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, contendo dezoito questões. Participaram da pesquisa quatorze professores da educação infantil. Na análise dos dados, foram utilizados como principais autores: FERRAZ, BARBIERE, e BRASIL, embasando a pesquisa. Os resultados indicaram que o trabalho é importante para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos e que é necessário utilizar metodologias diferenciadas.