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As escolas de ensino primário: protagonistas no processo de capacitação por enfermeiros em reanimação cardiopulmonar
Objetivo Geral:Verificar se a capacitação em reanimação cardiopulmonar para os estudantes de ensino primário aumentaria o número de pessoas aptas para agir em uma parada cardiorrespiratóriaextra-hospitalar. Método:Trata-sede um estudo do tipo pesquisa de campo de abordagem qualitativa exploratória descritiva. Realizada com 356 discentes matriculados em cinco escolas públicas de ensino primário de Barbacena. Estavam inseridos alunos de terceiro, quarto e quinto ano, com idade entre oito a doze anos. A coleta de dados se deu em trêsetapas, foi realizada no mês de maio de 2019, apresentando dois questionários com proposta pré-teste e pós-teste, treinamento utilizando kits multimídia e simulação realística. Os dados foram analisados segundo análise de conteúdo de Bardin. Resultados:A aplicação de treinamentos em escolas de ensino primário apresentou resultados positivos para a população. Os estudantesforam capazes de realizar o atendimento em reanimação cardiopulmonar de forma eficaz. Conseguem entender a real necessidade do acionamento do serviço deemergência, identificar uma parada cardiorrespiratória, e realizar compressões somente com as mãos atéa chegada do Suporte Avançado de Vida. A partir desta prática aumenta o número de pessoas capacitadas para agir.Conclusão:A capacitação em reanimação cardiopulmonar para alunos de ensino primário, utilizando de kits multimídia e simulação realística, tornou-se produtiva para aumentar o número de pessoas aptas para agir em uma parada cardiorrespiratóriaextra-hospitalar, podendo interferir no desfecho final entre vida e morte. Faz-se necessário aprimorar estudos, incentivar essa prática nas escolas, fortalecendo a açãoe tornandoos discentes nossos multiplicadores.
Curso
Enfermagem
Cidade
Barbacena
Data
30 de junho de 2019
Título
As escolas de ensino primário: protagonistas no processo de capacitação por enfermeiros em reanimação cardiopulmonar