Resumo
O sistema educacional tem eleito a linguagem verbal como seu eixo mais importante, que permeia outros organizadores do currículo. No entanto, valorizar as diferentes formas de expressão das crianças apresenta-se como possibilidade de concretizar a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno numa perspectiva integral. Howard Gardner, autor da teoria das “Inteligências Múltiplas”, identificou sete inteligências, apesar de considerar que esse número não é definitivo. Estas inteligências por ele identificadas são a Linguística, Lógico- Matemática, Musical, Espacial, Corporal Cinestésica, Intrapessoal e Interpessoal. Definiuse como objetivo geral do estudo verificar se o trabalho pedagógico desenvolvido em uma escola particular do município de Viçosa-MG envolve atividades que potencializam as múltiplas inteligências de seus alunos. Tivemos, ainda, por objetivo identificar as metodologias e práticas avaliativas adotadas. Esta pesquisa desenvolveu-se em uma instituição de ensino administrada cooperativamente, localizada na cidade de Viçosa- MG, uma vez que identificamos que esta escola apresenta uma proposta pedagógica diferenciada, que acreditamos venha a se aproximar da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. O referido estudo foi ancorado por uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário, que foi aplicado a quatro docentes atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados obtidos apontam que a proposta pedagógica desenvolvida pela referida escola possibilita uma potencialização de variadas inteligências dos alunos. Pareceu-nos que a proposta pedagógica realmente efetiva uma formação do educando de forma mais integralizada. Percebeu-se, a partir das informações das professoras, que estas utilizam atividades e ações diversificadas, estimuladoras do desenvolvimento humano. Ressaltamos que o fato da escola dispor de professores de aulas especializadas, como música, artes e educação física é um diferencial em relação a outras escolas em que o professor regente fica responsabilizado por desenvolver atividades/ações que envolvam todas as dimensões da mente.