Resumo
A EJA – Educação de Jovens e Adultos – é uma modalidade de ensino que deve representar, para o educando, um instrumento de transformação da realidade vivenciada pelo mesmo. Há necessidade de uma adequação do trabalho pedagógico direcionado a esse público, visando atender às necessidades e expectativas dos mesmos. Este estudo objetivou, portanto, investigar as metodologias utilizadas por professores que atuam na EJA - PBA na cidade de Ubá-MG. Teve, ainda, por objetivo compreender as possibilidades e limites do trabalho desenvolvido por estes professores, considerando-se as especificidades demandadas por essa modalidade de ensino. Para realização deste trabalho, optou-se pela abordagem de pesquisa qualitativa. O universo de pesquisa delimitou-se a turmas de EJA - PBA dos anos iniciais do Ensino Fundamental, existentes atualmente no município de Ubá-MG. A amostra para a presente pesquisa foi composta por seis professores que atuam nesta etapa de escolaridade, em turmas de Educação de Jovens e Adultos e vinculados ao Programa “Brasil Alfabetizado”. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário semi-aberto, que foi aplicado aos professores, possibilitando-os expor suas opiniões, perspectivas, conhecimentos acerca do objeto de estudo ora proposto. Os resultados obtidos indicam que, na sua prática diária, as professoras da EJA - PBA utilizam a metodologia que mais se adéqua às especificidades dos educandos da sua sala de aula, visto que estas turmas possuem alunos com diferentes faixas etárias. O “Método Paulo Freire”, que parte de temas e palavras geradoras para fundamentar o trabalho a partir das famílias silábicas, ainda é muito utilizado nas turmas de EJA - PBA. Contudo, também foi possível constatar a necessidade de ampliar a quantidade de cursos de capacitação para os profissionais atuantes em Educação de Jovens e Adultos, para que estes atendam de maneira satisfatória as necessidades reais e imediatas dos educandos. Além disso, os alfabetizadores da EJA - PBA precisam ter cursos mais específicos para a área desta atuação, pois essa modalidade de ensino exige um trabalho que diverge da educação infanto-juvenil.