Resumo
O mundo passa por grandes transformações em todos os setores da sociedade. A humanidade que segue os fundamentos do sistema capitalista cria novas necessidades e faz surgir um novo paradigma que interage com os processos da globalização dando um novo sentido à vida em sociedade. Também a educação, na sua função básica, passa por processos de mudanças e adaptações, e uma das principais inovações que está em curso é a introdução da tecnologia como meio capaz de favorecer o processo de construção de conhecimentos. É neste sentido, de evolução tecnológica e entendendo a importância do tema, que apresentamos o presente trabalho.Trata-se de uma dissertação de cunho científico, desenvolvido durante o período de 02 (dois anos) e construído através de leituras diárias em literatura específica. A pesquisa de campo, foi realizada em períodos alternados e os dados são fundamentados em entrevistas efetuadas por meio de questionários, aplicados a grupos diferenciados de indivíduos. O trabalho parte da hipótese que o uso do computador como instrumento de mediação pedagógica na escola pública pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve um perfil qualitativo e desenvolveu reflexões importantes sobre a informática e educação. As tecnologias e os recursos da informática estão presentes em todos os setores da sociedade e a cada dia que passa, alcança maiores espaços, promovendo transformações no setor produtivo através de mudanças nos modelos tradicionais. Neste sentido, o trabalho que desenvolvemos buscou efetuar estudos sobre a utilização das novas tecnologias da informática na Escola Estadual Prof. Gonçalves Couto, localizada na Rua Coronel Pereira Sobrinho, S/N , bairro Porto no município de Muriaé – Minas Gerais e suas influências na educação. Seguindo como referencial teórico, diversos autores que desenvolveram estudos sobre o tema, buscamos desenvolver uma revisão bibliográfica, resgatando as primeiras iniciativas e políticas públicas que estimularam as pesquisas e atividades que envolvessem as novas tecnologias na educação. Este Trabalho está organizado em três partes, sendo na primeira, apresentada a fundamentação teórica efetuada por meio de pesquisa bibliográfica em inúmeros livros, artigos científicos e também na rede mundial de computadores. Na segunda parte, são discutidos a metodologia e os métodos utilizados, os fins da pesquisa, os sujeitos pesquisados, a delimitação geográfica, o tratamento dos dados e algumas considerações. Na terceira e ultima parte, por meio de tabelas, os dados são discutidos. Nas considerações finais apresentamos os aspectos positivos e negativos identificados no decorrer da pesquisa. Ao final desta dissertação oferecemos algumas reflexões e sugestões no intuito de favorecer o entendimento sobre a importância das novas tecnologias na educação como forma de favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Nos anexos, apresentamos os gráficos estatísticos e transcrição das entrevistas efetuadas no decorrer dos trabalhos investigativos.