Este estudo foi realizado para compreender a atuação do professor de apoio no processo ensino-aprendizagem da criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas escolas municipais de Ubá-MG. Para entender este processo, propôs-se a seguinte investigação: de que forma o professor de apoio atua no processo de aprendizagem da criança com TEA? Acreditava-se que as escolas e os professores não se encontravam preparados para atender a essas crianças. Diante do exposto, este estudo teve como objetivos analisar como o professor elabora as atividades realizadas na sala de aula, verificar as dificuldades encontradas e como resolver essas dificuldades. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e descritivo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário semiestruturado elaborado no Google Forms e enviado pelo WhatsApp - aos professores de apoio. Os resultados encontrados apontaram que os professores precisam conhecer bem seu aluno, suas características e suas necessidades de aprendizagem e de socialização. Nesse contexto, devem ser utilizadas diferentes metodologias visando atender às especificidades de aprendizagem de crianças com TEA a fim de proporcionar a sua inclusão no ambiente escolar.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2022
Título
Atuação do professor de apoio no processo de aprendizagem da criança com TEA na rede municipal de Ubá-MG