Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Avaliação qualitativa das experiências de mães com introdução alimentar tradicional e baby-led weaning (BLW)
Avaliação qualitativa das experiências de mães com introdução alimentar tradicional e baby-led weaning (BLW)
Introdução: Uma das fases mais importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê é a Introdução Alimentar (IA). Um novo modelo alternativo surgiu proporcionando inovações a introdução de alimentos, o modelo é o Baby-Led-Weaning (BLW). Objetivo: Avaliar qualitativamente as experiências de mães sobre a IA tradicional e sobre o método Baby-Led-Weaning (BLW) na cidade de Barbacena, Minas Gerais. Metodologia: O estudo foi realizado na cidade de Barbacena, Minas Gerais, por meio de entrevista. Foi aplicado um questionário qualitativo, sendo as respostas gravadas por um aparelho celular, transcritas em documento do Microsoft Office Word e analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Resultados e Discussões: Observou-se que grande parte das mães não conheciam o método BLW mostrando-se presas às orientações pediátricas, ou muitas vezes, sem iniciar uma procura por diferentes métodos de IA. Além de relatos de IA precoce, oferta de alimentos industrializados, uso de liquidificador na preparação dos alimentos, adição de sal, açúcar, como também a exclusão de frutas e água na IA. Conclusão: Foi evidenciado que a maioria das mulheres entrevistadas não buscaram novas informações ao dar início à IA de seus filhos. Foi possível analisar ainda, que o grau de conhecimento do BLW no público analisado foi vago, além de ser evidenciada a realização do método de IA por somente por uma mãe, que ainda realizou de forma tardia.
Curso
Nutrição
Cidade
Barbacena
Data
26 de novembro de 2021
Título
Avaliação qualitativa das experiências de mães com introdução alimentar tradicional e baby-led weaning (BLW)
Autor
CAMPOS, Isabella Sousa; COSTA, Stephanie Mendes Carvalho da