O presente artigo de cunho qualitativo aborda o tema brincadeiras e interações na educação infantil e como questão teve-se: Como ocorrem as brincadeiras e as interações na educação infantil? Acredita-se que as brincadeiras e as interações ocorrem de maneira não intencional, sem objetivos definidos, sendo realizadas apenas para passar o tempo e dar um descanso ao professor. O objetivo desta pesquisa é analisar como ocorrem as brincadeiras e interações na Educação Infantil (1º e 2º Períodos). Os dados foram coletados em duas escolas municipais de Dona Euzébia-MG, através de um questionário semiestruturado para sete professores que atuam no 1º e 2º períodos da Educação Infantil. A análise dos dados foi baseada nas concepções de diversos autores que tratam sobre a temática em questão. Os resultados encontrados indicam que as brincadeiras e as interações ocorrem de maneira adequada, sendo intencional, com objetivos bem definidos, havendo um bom planejamento e uma boa mediação, que as brincadeiras e as interações são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, e é a partir delas que as crianças desenvolvem os aspectos físicos, emocionais, cognitivos, afetivos e sociais.