O objetivo dessa pesquisa foi identificar a percepção que os alunos do 4º ano do ensino fundamental têm sobre o bullying em uma escola pública de Sant’Ana do Campestre - MG.O bullying é conceituado como agressões continuadas que ocorrem com crianças e adolescentes no ambiente escolar. Esta questão é muito relevante no universo escolar levando em consideração que quem é vitima de bullying não tem vontade de ir mais a escola, chega em casa com os materiais rascados, machucado e roupas rasgadas, pede com frequência para trocar de escola. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva e de levantamento de dados de 16 (94,11%) dos 17 alunos da referida turma, utilizou-se o questionário proposto por Olweus (1993), contendo 31 questões entre abertas e fechadas. Os resultados indicam que meninas e meninos já vivenciaram situações em que foram vítimas ou vitimaram colegas, quer seja implicando ou sofrendo implicações de colegas no ambiente escolar. Dos que são vítimas ou agredidos, muitos também implicam, tornando-se agressores. As agressões mais comumente deferidas são pontapés, empurrar e bater. Pode-se concluir que o bullying ocorre nesta escola.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2013
Título
Bullying:nas salas de aula de 4º ano de uma escola de Sant’ Ana de Campestre, Astolfo-Dultra-MG.