Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Comportamento do professor e rendimento dos alunos: uma análise das possíveis variáveis que interferem nessa relação
Comportamento do professor e rendimento dos alunos: uma análise das possíveis variáveis que interferem nessa relação
MARIA HELENA MONTEIRO NASCIMENTO PIMENTEL – COMPORTAMENTO DO PROFESSOR E RENDIMENTO DOS ALUNOS UMA ANÁLISE DAS POSSÍVEIS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NESSA RELAÇÃO
O comportamento do professor assim como a relação em que este estabelece dentro de sala de aula interfere diretamente no rendimento dos alunos no processo de ensino aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre professor e aluno a partir de uma breve revisão de literatura. Os resultados apontam que o sistema educacional brasileiro é falho, configurado em uma abordagem de ensino chamada Tradicional. Esta abordagem é caracterizada por uma relação hierárquica em que o professor ocupa um lugar superior ao do aluno e detém o poder decisório no processo de ensino-aprendizagem. Para manter esta posição de superioridade, muitas vezes, os professores abusam dos estímulos aversivos para controlar o comportamento dos alunos. Verificou-se que os estímulos aversivos estimulam a indisciplina, a agressividade, a insegurança, a insatisfação e muitas vezes o abandono escolar por parte dos estudantes, ou seja, a metodologia de ensino aplicada seleciona exatamente os comportamentos que se busca evitar. Consequentemente, na maior parte das vezes o objetivo do ensino não é alcançado. A partir da análise realizada discute-se a possibilidade de introduzir novos recursos para melhorar a eficácia do ensino, tais como a observação dos repertórios comportamentais iniciais e intermediárias dos alunos quando de sua entrada na vida escolar bem como durante seu desenvolvimento; planejamento de aulas baseado em tais repertórios; ensino individualizado e relações reforçadoras.
Curso
Psicologia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2014
Título
Comportamento do professor e rendimento dos alunos: uma análise das possíveis variáveis que interferem nessa relação
Autor
PIMENTEL, Maria Helena Monteiro Nascimento
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Karina Aparecida Coelho Otoni; Maria da Conceição Fajardo Monteiro; Maria Margarete Pinto Chaves