O presente trabalho se propõe a abordar a concepção do professor frente às diversas formas de violências presentes nas escolas estaduais da cidade de Ubá-MG, sendo um fenômeno cada vez mais frequente nos noticiários e no cotidiano das escolas brasileiras. Tem-se tornado um grande desafio a ser enfrentado pelos professores e por toda a comunidade escolar. A referida pesquisa tem como objetivo analisar diferentes concepções dos professores em relação a esse fenômeno. Trata-se de uma pesquisa de método qualitativo, sendo que no trabalho de campo, os dados foram coletados através de entrevista estruturada. A população foi constituída por professores das escolas estaduais da cidade de Ubá – MG, especificamente com docentes do 5º ano do Ensino Fundamental, contando com uma amostra no total de treze entrevistados. A partir da análise realizada, os resultados mostraram que os professores reconhecem a violência como sendo qualquer forma de agressão, seja ela verbal, física ou psicológica. Cerca de 61% dos entrevistados já sofreram violência verbal por parte de algum aluno, e tomaram atitudes diversas naquele momento. Todos os professores reconhecem a importância de trabalhar com esse tema na escola visando amenizar as atitudes violentas, porém não existem projetos específicos. Trabalha-se portanto, de forma interdisciplinar ou assistemática. Além desses aspectos verificou-se que as escolas tentam resolver as questões voltadas para violência tanto intraescola quando nas ações extraescolares.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2015
Título
Concepção do professor frente às diversas formas de violência nas escolas estaduais de Ubá-MG
Autor
ANDRADE, Ana Lúcia Batista de Souza | SILVA, Luciana Barbosa da | SILVA, Priscila Alves