A Pós Modernidade caracteriza o atual momento, ocorrendo o derretimento dos sólidos, em um momento em que nunca se consumiu tanto, configurando a forma como o indivíduo se constrói. Objetiva-se, através de pesquisas bibliográficas, investigar o consumismo, potencializado por peças publicitárias, como manifestação da subjetividade na Pós Modernidade. Para tanto, é fundamental a análise das modificações substanciais entre a organização social da Modernidade para a Pós Modernidade, entendendo os desdobramentos dessa alteração na conduta do sujeito, já que o consumo faz parte de sua história, contudo não acontecendo em tamanha proporção como hoje. Busca-se responder a razão pela qual esse comportamento se orienta e como o processo de construção do indivíduo, pautado pela mídia, se configura mediante tal conduta, uma vez que a subjetivação acontecia através de uma produção do meio e hoje é de inteira responsabilidade do sujeito. A falta de padrões bem estabelecidos, entendidos aqui como algo sólido, tem perpetuado uma crise existencial dos seres humanos, como pano de fundo frente a uma tentativa de tamponar o sofrimento psíquico, lançando mão de uma válvula de escape em relação a esses anseios, enxergando no consumo uma possibilidade de escolher suas identidades a partir das demandas da indústria, mecanismo este estando aliado à publicidade.
Curso
Psicologia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2016
Título
Consumo, logo existo: o consumismo como manifestação da subjetividade na pós modernidade