Resumo
O tema apresentado neste artigo se refere à contação de história na Educação Infantil, abordando sua influência e desenvolvimento, assim como de que forma este método tem impacto na aprendizagem das crianças deste segmento de ensino. Para analisar esses fatos, levantou-se a seguinte questão: como ocorre a contação de história na Educação Infantil? Inicialmente, acreditava-se que a contação de história como método de ensino não tem sido utilizada com a devida propriedade didática e pedagógica. Para tanto, o objetivo foi analisar como ocorre a contação de história na Educação Infantil e ainda identificar quais as histórias mais utilizadas; verificar a frequência com que ocorre a contação de histórias; identificar os ambientes em que esta prática acontece e citar os recursos utilizados pelo professor. A pesquisa foi realizada em três escolas de ensino público da zona urbana do município de Ubá-MG, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, utilizando o Google Forms e enviado por whatsapp. Os resultados indicaram que a contação de histórias acontece de forma didaticamente adequada, contínua e com propriedade pedagógica. Foi confirmado também que a criança é afetada positivamente a partir da contação de história, produzindo nela o desenvolvimento tanto cognitivo, quanto emocional, apontando que, de fato, a contação de história deve ser trabalhada na Educação Infantil.
Palavras-chave: Contação de História. Educação Infantil. Prática Pedagógica.