O presente artigo investiga o papel do Conto de Fadas da Pedagogia Waldorf no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições do Conto de Fadas da pedagogia Waldorf na Educação Infantil, especificamente analisar as contribuições do Conto de Fadas no desenvolvimento cognitivo da criança, verificar se as metodologias adotadas atendem às expectativas dos professores e relatar a importância do Conto de Fadas da Pedagogia Waldorf na Educação Infantil. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, constituída de dois instrumentos: questionário e entrevista. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiaberto destinado a uma e única Escola Municipal Waldorf da cidade de Ubá, exclusivamente para professores que atuam nos 1º perídodos e 2° períodos da Educação Infantil e uma entrevista destinada à Secretária de Educação do Município de Ubá. O referencial teórico foi embasado em artigos, livros dos autores e sites de internet de outras Escolas Waldorf, dentre eles: Rudolf Steiner, Rafaela Guimarães, Rubens Salles, Bruno Bettelheim, Escola Waldorf Jardim das Amoras, Escola Waldorf Rudolf Steiner. Os resultados encontrados nesta pesquisa indicaram que a relevância do Conto de Fadas da Pedagogia Waldorf na Educação Infantil se efetiva através da valorização e a proteção da criança que ainda não se encontra na faixa etária de aprendizagem cognitiva, valorizando a natureza e o ser humano, tendo possível compreensão no encanto das histórias dos Contos de fadas e refletindo a respeito dos fatores contribuintes ao desenvolvimento infantil, à medida que envolvem o ‘eu’ da criança e ajudam, de maneira subjetiva, a resolver seus conflitos interiores.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2014
Título
Conto de Fadas da Pedagogia Waldorf na Educação Infantil
Autor
MOREIRA, Jéssica Lott | SILVA, Nayara Cristina de Paula | MATIAS, Rafaela Aparecida Paulino