Resumo: Atletas e praticantes de atividade física muitas vezes exageram nos exercícios físicos e acabam sobrecarregando o organismo produzindo excessos de espécies reativas de oxigênio, também chamadas de radicais livres. Quando em pequena quantidade esses radicais desempenham papéis importantes no nosso organismo. Contudo, a produção excessiva desses radicais livres leva ao estresse oxidativo, o qual gera danos às células, promove o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças. No desportista pode ainda levar a danos musculares. Para amenizar tais consequências prevenindo-se as lesões e, principalmente, afim de melhorar cada vez mais a performance, muitos indivíduos utilizam alimentos antioxidantes. Objetivo O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da suplementação das vitaminas C, E e A em como atuam como agentes protetores antioxidantes.
Métodos: Esta pesquisa compreendeu um estudo de revisão bibliográfica e análise crítica de trabalhos, tendo como ferramenta artigos científicos disponíveis nas bases de dados: Scielo, Pubmed e Periódicos Capes publicados entre os anos 2009 a 2018.
Conclusão: Ainda não há consenso na literatura quanto aos efeitos da suplementação de antioxidantes de forma isolada ou combinada na promoção da saúde e no desempenho esportivo. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da suplementação das vitaminas C, E e A. em como atuam como agentes protetores antioxidantes.
Curso
Nutrição
Cidade
Juiz de Fora - Granjas Betânia
Data
30 de dezembro de 2018
Título
Controle do estresse oxidativo em atletas: papel antioxidante das vitaminas
Autor
PAULA, Geovana Fernandes de
Tipos de documento
Artigo cientifico (graduação)
Banca examinadora
Anna Marcela Dias, Marcela Melquiades, Camilla Nery Frazão Milioni