Resumo
A pecuária leiteira ganhou grande importância devido às mudanças ocorridas nos últimos anos neste setor, modificando o papel exercido pelas cooperativas produtoras de leite. O presente trabalho fará um estudo sobre a presença da Cooperativa Rural no cenário econômico brasileiro, fazendo um levantamento desde o surgimento da primeira idéia cooperativista, em Rochdale, pequena cidade da Inglaterra, mostrando sua origem, idéias, precursores, o avanço além mar, bem como sua chegada no Brasil; evidenciando os primeiros estados a adotarem a idéia cooperativista, destacando-se o Estado de Minas Gerais, no que se refere ao cooperativismo rural. Então, decidiu-se fazer um estudo de caso na Cooperativa dos Produtores de Leite de Responsabilidade Limitada, pesquisando qual a importância do leite na região e como é a relação entre cooperativa e cooperado. Enquanto nos últimos 15 anos várias cooperativas agropecuárias fecharam suas portas na região, a cooperativa de leite de Leopoldina decidiu apostar no produto, buscando entender a melhor forma de trabalhar a atividade e como a relação entre cooperativa x cooperado pode afetar a fidelidade do produtor à organização, sob a ótica da Economia dos custos de transação. Foram realizadas entrevistas com os cooperados, com a direção da cooperativa e com produtores independentes, que entregam seu produto para outras empresas. Com a análise das entrevistas, verificou-se que o produtor atua de forma expressiva nos negócios da cooperativa, permitindo que ela exerça um papel fundamental em sua atividade e mesmo na cidade e região como importante fonte geradora de trabalho, renda e arrecadação de impostos. Foram detectados pelos associados que os principais fatores para a fidelidade do cooperado à instituição são a participação nas atividades da cooperativa e o conhecimento da representatividade da cooperativa em sua atividade. Com a atividade leiteira, o cooperado participa ativamente nas atividades da cooperativa, através da freqüência nas transações e com isso ele percebe os benefícios que esta relação lhe propicia, diminuindo o custo de transação e a atitude oportunista e aumentando a fidelidade. Para os gestores, o leite cria um vínculo entre cooperado e cooperativa, criando certa cumplicidade que beneficiando os dois agentes.