Abordar os aspectos considerados fundamentais à realização de uma prática educativa de qualidade junto à crianças de zero a seis anos em creches, pré-escolas e similares, na perspectiva de favorecer-lhes o desenvolvimento e a aprendizagem, foi o desafio que orientou este trabalho. O estudo apresenta os resultados da pesquisa qualitativa realizada em uma creche pública, no interior de Minas Gerais, que investiga o significado da creche na perspectiva dos profissionais que nela atuam. Buscou-se nas entrevistas realizadas com sujeitos da comunidade creche conhecimentos para entender a história, o funcionamento e a finalidade da creche em uma meticulosa reflexão sobre as questões clássicas da pedagogia das instituições que atendem crianças de 0 a 3 anos. A escolha do tema está relacionada à necessidade de discussão de uma educação infantil que vincule a dimensão do cuidar à do educar, embora, no contexto educacional brasileiro, a questão da educação para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida seja preocupação bastante recente, a julgar pela sua presença na legislação. Os resultados da pesquisa indicaram que os profissionais concebem a creche como um espaço de cuidados e assistência. Faz-se necessária uma política de formação e profissionalização para efetivar o art. 29 da Seção II da LDB. Esse é o contexto em que insere o presente estudo, que contribui com uma análise da história das creches, adentrando pela identidade do educador de creche no trabalho direto, cotidiano, com as crianças, trazendo a fala dos que constroem a vida diária nessas instituições e sinalizando questões de política de formação em serviço do educador de creche. Uma contribuição que se entende relevante ao debate atual.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2006
Título
Creche: entre o assistencialismo e a educação
Autor
COSTA, Expedita Conceição Aparecida
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Professora Dr.ª. Raquel Varsestein Gorayeb; Professora Dr.ª. Eliane Medeiros Borges; Professor Dr. André Malina