A presente pesquisa aborda o tema “Cuidar e Educar na Educação Infantil”, envolveu a população de duas escolas municipais de Educação Infantil de Piraúba-MG e nove profissionais da Educação Infantil do primeiro e segundo período, tendo como foco analisar como ocorre o processo de educar e cuidar na educação infantil, objetivando entender a importância de educar e cuidar no desenvolvimento da criança da educação infantil. Hipoteticamente, acredita-se que a forma como é organizado o espaço e o tempo para atender as crianças durante o período de aula não é apropriada, devido ao fato que a maioria dos envolvidos neste processo apresenta uma visão equivocada dentro da instituição, onde um cuida e o outro educa, permitindo cuidadores sem formação pedagógica e o processo focado no cuidar. A pesquisa classifica-se como qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, estruturado em dezoito questões. Os resultados obtidos comprovaram a importância do cuidar-educar para o desenvolvimento infantil. E a análise dos dados foi realizada baseando-se em autores como Brasil, Rosenau e Angotti.