Esta pesquisa evidencia o desenho como um instrumento significativo que permite o acesso ao mundo infantil, ao desenvolvimento da criança e aos aspectos afetivos e emocionais que elas vivenciam. Tem-se como objetivo analisar como o professor utiliza o desenho para investigação e reconhecimento do sujeito, assim como compreender as fases do desenho infantil; conhecer aspectos e técnicas do desenho; sua utilização em sala, destacando a sua relevância no processo ensino aprendizagem. A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e aplicada e como instrumento para a coleta de dados utilizou-se de um questionário semiaberto aplicado a vinte professores do 1° ao 5° ano de duas escolas municipais de Ubá – MG. Os resultados indicam que, embora o desenho seja utilizado, poderia ser trabalhado com mais ênfase e de forma mais ampla, uma vez que a pratica do desenho pode e muito contribuir para um melhor desempenho do aluno na escola e a interpretação do mesmo pelo professor, pode auxiliá-lo a se tornar mais conhecedor da fase de desenvolvimento que se encontra a criança e desta forma contribuir efetivamente para a formação integral de seus alunos.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2016
Título
Desenho como instrumento de investigação e reconhecimento do universo infantil