Resumo
Este trabalho buscou compreender e analisar a inter-relação entre bases psicomotoras e inteligências múltiplas nos primeiros anos de vida, bem como o papel e desafios das famílias neste processo. Foi realizada pesquisa bibliográfica com busca nas bases de dados Google Acadêmico, SCIELO e em livros. Desde o período gestacional, as crianças interagem com o ambiente, recolhem informações através dos sentidos, processam e emitem respostas interagindo com o meio ao seu redor e, à medida que crescem, melhoram as suas capacidades cognitivas, linguísticas, motoras, sociais, emocionais e comportamentais, que são relativos ao desenvolvimento psicomotor. Existem diferentes estruturas neurológicas responsáveis por diferentes modalidades de processamento de informações e, consequentemente, mais de uma única inteligência. Assim sendo, cada pessoa possui uma ou mais inteligências, segundo a teoria nomeada por Inteligências Múltiplas. Esta abordagem tem uma visão mais naturalista de como as pessoas desenvolvem suas habilidades e capacidades diariamente, desde os primeiros anos de vida. Conclui-se que as bases psicomotoras desenvolvidas a partir das vivências, sobretudo das atividades da vida diária, interação das crianças consigo mesmas, com seus cuidadores e os objetos ao seu redor no ambiente domiciliar, em um processo de educação psicomotora, permite o aprimoramento das inteligências múltiplas.