Resumo
O presente trabalho teve como foco o estudo dos processos de ensino aprendizagem da Matemática, tomando, como base, os processos de formação de professores nos cursos de licenciatura e as estratégias utilizadas pelos mesmos, em sala de aula. Buscou-se verificar como a prática pedagógica reflete os processos de formação e, sobretudo, a maneira como essa prática promove a efetiva compreensão, pelos alunos, dos conteúdos propostos pela disciplina, entendendo que o desenvolvimento lógico matemático é uma habilidade importante não apenas na trajetória acadêmica dos alunos, mas, também, para o exercício de cidadania e inclusão social, uma vez que a sociedade globalizada exige saberes e competências, os quais vão muito além da execução de cálculos básicos, pressupondo uma necessidade de desenvolver o pensamento lógico matemático, para que os sujeitos transitem na sociedade moderna. Buscando entender como os docentes realizam a equação entre teoria e prática pedagógica, foram selecionados, para essa pesquisa, sete docentes e dez alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG), localizada no Município de Nova Porteirinha, Minas Gerais. O percurso metodológico, usado para a realização da pesquisa, foi o método qualitativo de Estudo de Caso. O instrumento privilegiado de coleta de dados foi a aplicação de entrevistas e a reflexão sobre as mesmas foi realizada através da análise de conteúdo. Ao longo do processo de pesquisa, também realizamos uma incursão na literatura acadêmica sobre a temática de formação de professores e ensino-aprendizagem de Matemática, como forma de subsidiar as análises finais.Concluiu-se que os principais dilemas no ensino da Matemática encontram suas raízes nos seguintes aspectos: (1) como transformar a visão que muitos alunos têm a respeito da Matemática que é considerada, de antemão, uma disciplina difícil; (2) devido a essa visão distorcida, como os professores podem construir estratégias pedagógicas para ensinar Matemática; (3) como equacionar o volume das informações e dos conhecimentos listados nos currículos escolares com o efetivo aprendizado dos mesmos, uma vez que a quantidade de matérias, muitas vezes, impede que os professores se detenham nas dificuldades específicas de seus alunos. (4) como os professores podem construir o entendimento, a partir da contribuição que as novas tecnologias oferecem ao ensino da Matemática. Ao término da pesquisa e da análise de dados, pudemos verificar que o problema do ensino da Matemática, refletido nos baixos índices de aproveitamento dos alunos, exige, para ser solucionado, uma ação ampla que considere o processo de formação inicial e continuado dos professores, uma revisão dos currículos atuais das disciplinas, a construção de materiais de apoio didático para os docentes e a mudança de concepção da própria disciplina, colocando-a como passível de diálogo com outras áreas de conhecimento e outras culturas, ou seja, a mudança e a adequação dos conteúdos e saberes matemáticos para as necessidades contemporâneas, o que denota, necessariamente, a mudança das formas de ensinar a disciplina, visando à construção de conhecimentos pelos alunos.