Esse trabalho de conclusão de curso propõe relatar algumas dimensões da Educação Ambiental. Tanto na dimensão formal quanto não formal, nos anos inicias, fundamental e médio. Sobre metodologías utilizadas utilizadas, parâmetros curriculrares nacionais, as atividades envolvidas e as estratégias adotadas no processo da educação ambiental escolar.
O mundo está chegando em um ponto cada vez mais crítico; o aumento do consumo e exploração incontrolável de produtos e recursos naturais do planeta só agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro.
Para reverter essas situações, precisamos pensar na educação ambiental, frisando a sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores da sociedade: econômico, político, e saúde.
E se for exercida a educação ambiental frisando sustentabilidade Ambiental, deve proporcionar qualidade de vida, atender as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras.
Para resolver esse problema, toda sociedade precisa educar suas ações, estabelecer limites de consumo, e isso envolve não só os consumidores, mas também as empresas que devem desenvolver produtos ecologicamente corretos e com materiais que não agridam o meio ambiente.
Enfim, as mudanças acontecerão conseqüentemente depois que a sociedade (consumidora) se adequar às novas necessidades. Pois as necessidades de agora garantirão o futuro do planeta para o presente das futuras gerações.
Portanto, a hora de realizar uma estratégia de desenvolvimento sustentado é agora, novas habilidades e capacidades de domínio devem ser renovadas para auxiliar os elementos naturais.
Curso
Tecnólogo em Gestão Ambiental
Cidade
Juiz de Fora - Alto dos Passos
Data
30 de junho de 2011
Título
Educação ambiental
Autor
FERNANDES, Adriana Coelho | COSTA, Joyce Cristina da