Resumo
A educação voltada para o público jovem e adulto deve adequar-se às especificidades que o caracterizam. Existem escolas que vêm apresentando um trabalho diferenciado, buscando novas metodologias para motivar o interesse desses alunos a aprender e garantir a permanência destes na escola. Uma das iniciativas inovadoras a que, neste artigo, dar-se destaque, está relacionada a um projeto desenvolvido em turmas de EJA – Educação de Jovens e Adultos – intitulado “Economia Solidária em EJA”. A Economia Solidária é um termo que engloba diversas perspectivas e que, no entanto, se aproximam em uma intenção comum: a alternativa de desenvolvimento sustentável. O estudo teve, portanto, como objetivos investigar a interlocução da Economia Solidária aplicada ao trabalho pedagógico desenvolvido em turmas de Educação de Jovens e Adultos. Conhecer o Projeto “Economia Solidária em EJA”, que foi desenvolvido em uma escola no município de Piraúba-MG, buscando analisar especificamente, o impacto do projeto da Economia Solidária para as práticas pedagógicas da EJA. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, tendo a entrevista como instrumento de coleta de dados. Esta foi direcionada a duas professoras e uma diretora, por serem as profissionais que estiveram mais diretamente envolvidas com a realização do projeto. Os resultados encontrados indicam que, para se configurar um projeto de Economia Solidária para a Educação de Jovens e Adultos, sua aplicabilidade deve ser bem elaborada, realizada pelo trabalho coletivo, dispostas a educar para a “transformação social”, parafraseando Paulo Freire. Podemos perceber que o diferencial foi o trabalho realizado pelos profissionais da educação a partir de uma cooperação solidária, o que possibilitou mudanças inovadoras para o processo ensino-aprendizagem. O trabalho indicou uma nova alternativa possível e capaz de construir novas bases para a educação, especificamente para a EJA, com a intenção de auxiliar os alunos na constituição da sua cidadania, do trabalho coletivo, da transformação da realidade e da conscientização de seu papel na sociedade.