Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Educação em neurociência da dor associada a exercícios de controle motor para mulheres com lombalgia crônica
Educação em neurociência da dor associada a exercícios de controle motor para mulheres com lombalgia crônica
A educação em neurociência atua no manejo da dor e ajuda os pacientes a entenderem a
controvérsia da dor, incluindo a falta de biomarcadores objetivos e achados de imagem. Objetivo: Avaliar os efeitos da educação em neurociência da dor associada a exercícios de controle motor na incapacidade, cinesiofobia, catastrofização e sensibilidade dolorosa em mulheres com dor lombar crônica. Métodos: Um ensaio clínico não randomizado, incluindo 14 mulheres com dor lombar acima de 3 meses, que trabalhavam sentadas com idade média de 29,9 anos, foram divididas por conveniência em dois grupos; GE (n=7) e GC (n=7). No GE foram administrados 3 atendimentos em 1 semana sobre a END (educação em neurociência da dor). Ambos os grupos realizaram ECM (exercícios de controle motor) duas vezes na semana durante 8 semanas. Foram avaliados: Incapacidade através do Questionário de Roland-Morris, cinesiofobia com o Questionário de Tampa, Pensamento
Catastrófico sobre Dor com o questionário BPC-S e sensibilidade dolorosa com algômetro. Resultados: Ambos os grupos, após 8 semanas, mostraram melhorias estatisticamente significativas, sem diferença entre eles. Embora a abordagem seja reconhecida como eficaz, a complexidade da condição e das respostas individuais podem influenciar os resultados. Conclusão: Conclui-se que o protocolo fisioterapêutico proposto foi eficaz para melhorar a incapacidade, cinesiofobia, catastrofização e sensibilização dolorosa em pacientes com dor lombar crônica. A realização da educação em neurociências da dor não foi capaz de diferir os tratamentos.
Curso
Fisioterapia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2023
Título
Educação em neurociência da dor associada a exercícios de controle motor para mulheres com lombalgia crônica
Autor
FARIA, Juliana Pacheco | LOPES, Letícia Ferreira
Tipos de documento
Artigo cientifico (graduação)
Banca examinadora
Não consta banca examinadora.
Orientador
Karina Oliveira Martinho; Geovane Elias Guidini Lima