Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da educação para o trânsito, bem como descrever o papel do psicólogo neste tema que ressalta o comportamento humano resultante dos altos índices de acidentes de trânsito. Ressalta-se a relevância da Psicologia Social para a transformação do comportamento social do brasileiro no trânsito, uma vez que seu enfoque é estudar a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, avaliando os costumes, valores e organização necessários à continuidade da comunidade. Questiona-se também como a educação pode participar nos anseios da população, cuja qualidade de vida está ameaçada pela insuficiência das políticas públicas quanto à mobilidade, acessibilidade e planejamento urbanos. Por conseguinte, a metodologia empregada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica realizada sobre diversas obras literárias de renomados autores que versam sobre as ações educativas capazes de transformar um cidadão estruturado em princípios e, assim, determinar as condições históricas do grupo social como um todo, no intuito de reduzir as mortes e as consequências de acidentes de trânsito, considerado como problema de saúde pública.
Curso
Psicologia
Cidade
Barbacena
Data
28 de novembro de 2013
Título
Educação para o trânsito e psicologia
Autor
FONSECA, Alinne Andrade da
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Maria Margarete Pinto Chaves; Heloisa Gonçalves Nézio Brunelli; Patrícia Dias de Castro