Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Efeito da Neuromodulação Parassacral e Terapia Comportamental em crianças com Enurese Infantil Monossintomática.
Efeito da Neuromodulação Parassacral e Terapia Comportamental em crianças com Enurese Infantil Monossintomática.
Resumo: Introdução: Enurese infantil é denominada como perda involuntária de urina, com incapacidade de despertar durante o sono. Está presente em torno de 15% a 20% das crianças com 5 anos, podendo reduzir com o passar dos tempos. Objetivo: Relatar o efeito do tratamento baseado em Neuromodulação Parassacral associada à Terapia Comportamental sobre o número de noites molhadas em crianças portadoras de enurese infantil pré e pós-tratamento. Materiais e Métodos: Foram recrutadas 9 crianças de ambos os sexos através dos critérios de exclusão: Diagnóstico de doença neurológica, psiquiátrica ou renal, enurese infantil não-monossintomática, pacientes submetidos a outros tratamentos <6 meses, critério de inclusão: Idade entre 6 a 14 anos, responsáveis por concordarem com o estudo (TALE) e através dos resultados do questionário
de atendimento a Enurese Noturna – Modificado. 4 Uma terapia combinada foi aplicada: Neuromodulação modo TENS - F: 10HZ;P: 500μs; I: Limite do paciente; T: 20min, 10 sessões três vezes por semana, e Terapia Comportamental com medidas educativas e mudanças nos hábitos de vida. Resultados: Em relação à média de noites molhadas apresentaram uma taxa de 4,75 + 2,22, e após o tratamento de neuromodulação parassacral e terapia comportamental obteve uma redução de 0,75 + 0,96 com resultado estatisticamente significativo (p <0,05) para a amostra estudada. Conclusão: A Neuromodulação parassacral associada à terapia comportamental apresentou uma resposta clínica positiva para o tratamento da enurese infantil monossintomática, sobre a amostra estudada.
Curso
Fisioterapia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2019
Título
Efeito da Neuromodulação Parassacral e Terapia Comportamental em crianças com Enurese Infantil Monossintomática.