Resumo
Introdução: o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento que está presente desde a infância, o qual caracteriza-se por um repertório de déficits comportamentais, sociais e motores. As manifestações relacionadas ao TEA podem variar de acordo com o nível intelectual do indivíduo, podendo ser classificadas como leve, moderado e severo. A abordagem terapêutica é realizada através de uma equipe multidisciplinar que busca, em conjunto, a melhora da qualidade de vida desses pacientes. A fisioterapia atua diretamente na estimulação sensorial e motora, gerando independência funcional. Dentre as modalidades fisioterapêuticas, a hidroterapia tem sido indicada como alternativa para tratamento do autismo visto que oferece um suporte global, além de promover interação social, trabalhando atividades aquáticas de forma lúdica. Objetivo: Avaliar os efeitos do método de hidroterapia como processo de reabilitação em crianças com diagnóstico médico de autismo. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem quantitativa e caráter descritivo. A pesquisa foi realizada Clínica Escola Vera Tamm de Andrade, no Unipac de Barbacena. Os participantes, crianças de 6 a 12 anos com diagnóstico médico de autismo. A intervenção se deu por meio de um programa de hidroterapia composto por 10 sessões com duração de 50 minutos. O processo de análise dos resultados aconteceu por meio da comparação obtida através da escala “Pediatric Evaluation of Disability Inventory” (PEDI), que foi aplicada antes e após a intervenção, em duas sessões exclusivas para avaliação. Resultados: A característica da população estudada apresentou diagnósticos clinicamente iguais, porém apresentam diferentes necessidades de suporte, demonstrando um nível de comprometimento médio no que tange ao autocuidado, mobilidade e função social. Houve progresso no item de autocuidado, no quesito assistência do cuidador, observando-se diferenças estatísticas positivas (p=0,03). O item mobilidade em habilidades funcionais também apresentou diferenças estatísticas significativas (p=0,02), cursando, porém, em diminuição. Não houve diferenças significativas nos outros itens. Conclusão:O presente estudo tem importantes implicações e significados para o desenvolvimento de programas aquáticos como forma de intervenção para o TEA.