Devido à importância da matemática no cotidiano da criança e por ser um conteúdo indissociável das práticas sociais e da sua interação com o mundo, este estudo teve como objetivo verificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação infantil. Também objetivou analisar as metodologias de ensino adotadas pelos professores em matemática; verificar se os alunos são estimulados a desenvolver diferentes procedimentos para a resolução de problemas, bem como reconhecer as diferentes formas de abordagem dos conceitos matemáticos e verificar os recursos didáticos utilizados para o ensino da matemática na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizado questionário composto por 13 questões direcionado a um total de 10 professores que atuam no 2º período da Educação Infantil da rede Municipal de Ensino de Ubá. Os resultados apontam que são estratégias mais utilizadas para o ensino da matemática a exploração do material concreto e uso de jogos e brincadeiras, pois consideram que o ensino tem que acontecer de forma espontânea e prazerosa, ou seja, o lúdico desperta maior interesse por parte das crianças e uma aprendizagem mais significativa devido a oportunidade que as crianças têm para refletir, estudar, questionar e construir o seu próprio conhecimento. Os mais utilizados por elas foram os blocos lógicos, os jogos e as brincadeiras e justificam que estes são disponibilizados pela escola. Também as participantes deixaram claro que, se necessário, elas mesmas confeccionam os seus próprios materiais de acordo com a necessidade das crianças. E ressaltaram que a diversidade destes é que contribui para que o ensino da matemática seja mais estimulante e as aulas de matemática mais dinâmicas. Pode-se concluir que os docentes têm atendido ao que é indicado para a atuação com a matemática na Educação Infantil.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de julho de 2018
Título
Ensino-aprendizagem da matemática nas escolas municipais de Educação Infantil de Ubá – MG