Resumo
O presente trabalho pretende discutir o estabelecimento e o desenvolvimento das estereotipias nas apresentações dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) em crianças. As estereotipias são definidas pela repetição / persistência de movimentos repetitivos ao longo do tempo. Padrões de resposta estereotipados, tais como a adesão inflexível a rotinas e o padrão de comportamento ritualístico, tipicamente presentes em variadas apresentações do TEA, podem constituir um fator dificultador importante para o desenvolvimento de crianças com autismo. Podem minimizar a possibilidade de interação bem-sucedida com outras crianças e também competir com o desenvolvimento de repertórios relevantes para crianças TEA. Torna-se relevante, portanto, investigar sobre os processos por meio dos quais estas respostas se desenvolvem no repertório de crianças autistas, assim como identificar intervenções empiricamente validadas que promovam o seu enfraquecimento. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa de trabalhos fundamentados no modelo explicativo proposto pela Análise do Comportamento, este trabalho apresenta os processos por meio dos quais as estereotipias são estabelecidas e mantidas no repertório de crianças autistas, organizados em três eixos: a definição das estereotipias em uma perspectiva comportamental; a discussão de possíveis impactos da apresentação de estereotipias por crianças autistas no cotidiano destes indivíduos e de sua família; e, finalmente, a apresentação de intervenções comportamentais que apresentam evidência de eficácia no enfraquecimento das estereotipias nestas crianças. Pretende-se, desta forma, contribuir para maximizar as possibilidades de desenvolvimento e aprendizado de crianças TEA, nos vários ambientes aos quais elas frequentemente são expostas.