Resumo
O processo de venda é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa no mercado. No entanto, essa tarefa pode se tornar desafiadora quando há concorrentes em jogo. Nesse sentido, as empresas precisam competir com seus concorrentes a fim de conquistar clientes e manter vendas. Para pequenas empresas, obter vantagem competitiva pode ser uma tarefa árdua e complexa. Diante do exposto, coube investigar: Que estratégias devem ser utilizadas para competir com os concorrentes, conquistar clientes e manter vendas? Para responder ao questionamento, este trabalho teve como objetivos: esclarecer questões relacionadas à estratégia empresarial, negócios, empreendedorismo e missão; apresentar sugestões para aumentar o poder competitivo de pequenas empresas, aplicar adequadamente as estratégias adotadas e alinhadas aos objetivos da organização. Como metodologia, foi feita uma revisão bibliográfica retirando textos de livros, jornais, revistas, biblioteca digital, sites, cujos autores versam sobre o tema. Portanto, é essencial esclarecer que mesmo seguindo todas as informações mencionadas, não há garantia de sucesso absoluto. Isso ocorre, pois não existe uma “fórmula” secreta universal que se aplica a todos os casos. As decisões devem ser tomadas baseando-se nas características da organização, sua missão, valores, público-alvo e produto, visando ao sucesso e equilíbrio da organização.