Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Estratégias de ensino relacionadas à resolução de problemas matemáticos adotadas por professores do 5º ano do Ensino Fundamental
Estratégias de ensino relacionadas à resolução de problemas matemáticos adotadas por professores do 5º ano do Ensino Fundamental
O objetivo deste estudo foi analisar as estratégias de ensino relacionadas à resolução de problemas matemáticos utilizadas por docentes do 5º ano do ensino fundamental. Especificamente, buscou-se identificar as estratégias de ensino de que os alunos mais participam e os recursos didáticos utilizados, e verificar se as estratégias metodológicas são contextualizadas no cotidiano dos alunos. Foi utilizado questionário composto por dezenove questões, destinado as seis (100%) das professoras que atuam nessa etapa de escolarização da cidade de Piraúba/MG. Os resultados destacados, na percepção docente, esclarecem que as estratégias metodológicas mais utilizadas são o acompanhamento do livro didático (100%) e as atividades individuais (83,30%), sendo que nestas os alunos têm menos participação. Jogos de mesa, tais como xadrez, dominó e outros são os menos utilizados pelas docentes. Ábaco, recursos eletrônicos, revistas, jornais e a vivência das crianças são recursos didáticos utilizados por 50% das participantes. A diversificação das estratégias metodológicas, a ampliação de recursos didáticos e tipos variados de problemas são necessários para que o processo de ensino-aprendizagem da resolução de problemas matemáticos seja voltado à criticidade, à criatividade e à participação ativa dos alunos.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de julho de 2017
Título
Estratégias de ensino relacionadas à resolução de problemas matemáticos adotadas por professores do 5º ano do Ensino Fundamental
Autor
JULIÃO, Ana Carolina Jovino; LAMAS, Gisele Magda de Oliveira; SOUZA, Rosiane de Oliveira