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Estudantes com altas habilidades nas escolas municipais de Ubá: métodos de identificação e utilização de processos de ensino-aprendizagem
A presente pesquisa dedicou-se ao estudo dos métodos utilizados para identificação de alunos com altas habilidades e o processo ensino-aprendizagem desses estudantes nas escolas municipais de Ubá/MG. Trata-se de um estudo com o objetivo de verificar como ocorre tanto a identificação desses estudantes, assim como analisar de que forma os professores da rede municipal desenvolvem suas atividades pedagógicas com eles. Além disso, procurou-se verificar se são feitos encaminhamentos e como ocorrem. Inicialmente acreditava-se que, de forma geral, os professores dão mais atenção aos estudantes que possuem mais dificuldades em detrimento daqueles que se destacam cognitivamente. Tal hipótese foi de fato confirmada levando em consideração o grupo em análise. Os métodos adotados na pesquisa foram o qualitativo e quantitativo, além do analítico e descritivo na perspectiva de alcançar identificações e esclarecimentos do fenômeno estudado. O instrumento utilizado foi a entrevista estruturada, levando em consideração as propostas teóricas de vários autores que se dedicam ao tema altas habilidades ou temas correlatos. Quanto aos indivíduos envolvidos, contou-se com os docentes que atuam em turmas de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Ubá. Levando em consideração tais escolas e seus respectivos docentes, os resultados da pesquisa indicam que não há até o presente momento métodos para identificação e encaminhamentos dos estudantes com altas habilidades.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2015
Título
Estudantes com altas habilidades nas escolas municipais de Ubá: métodos de identificação e utilização de processos de ensino-aprendizagem