A Realidade Virtual, não é tão atual como parece, as primeiras experiências foram para transtornos como fobia e pânico e ao final do século XX, começaram a criar novas perspectivas para a sua utilização na reabilitação por promover uma experimentação de situações da vida real por meio de um computador trazendo como vantagem fornecer ao terapeuta uma grande variedade de estímulos específicos proporcionando um feedback e estimulando a aprendizagem de estratégias de controle motor adaptativo em resposta a estímulos. Os vídeo games domésticos estão sendo utilizado para as técnicas de reabilitação, aparelhos como Kinect e Wii possuem sistemas de captação de movimento permitindo a interação com o jogo e promovendo a reabilitação dos indivíduos. O uso dos recursos terapêuticos deve ser baseado em evidências científicas, é importante conhecer os reais efeitos, benefícios, limitações e riscos de cada um. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura comparando dois recursos de reabilitação virtual, o Kinect e o Nintendo® Wii. Metodologia: Foram analisados estudos na língua inglesa e portuguesa, publicados entre 2004 e 2014 obtidos na BVS. Resultados: Através de uma busca foram selecionados 53 artigos, os mesmo apresentaram as características de cada recurso e assim elaboramos uma analise comparativa entre o Nintendo® Wii e o Kinect. Considerações finais: Concluí- se que os recursos avaliados apresentam eficácias na reabilitação virtual tendo vantagens e desvantagens na aplicação dos mesmos a reabilitação. Como observado, cabe ao profissional responsável pelo tratamento, escolher qual ferramenta deverá ser utilizada no quadro específico de seu paciente.
Curso
Fisioterapia
Cidade
Barbacena
Data
1 de julho de 2015
Título
Estudo comparativo entre dois recursos de reabilitação virtual: kinect e wii terapia.
Autor
HENRIQUES, Fernanda Gomes Meireles; PINTO, Juarez do Carmo da Silva