A presente pesquisa objetiva compreender a comunicação do aluno autista, suas implicações no ambiente escolar nacional, as maneiras de intervenção que são utilizadas no que tange a comunicação e expressividade desta criança entre outros aspectos relevantes nesta temática. Se fundamenta na legislação brasileira que garante o acesso a crianças especiais na Educação Básica regular e nos conceitos básicos de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista.
Os aspetos caracterizadores do autismo no que tange a comunicação desse público é trabalhado e traz considerações importantes quanto a intermediação, ferramentas pedagógicas e sistema de comunicação visual e gestual como forma de melhorar a qualidade de vida da comunidade autista e, portanto, contribuir com os objetivos de aprendizagem escolar
Assim, este estudo foi elaborado tendo em vista a metodologia de pesquisa documental e de campo. Foram analisados dados estatísticos nacionais sobre a demanda de alunos autistas nas escolas brasileiras e escolhidas publicações acadêmicas para análise e que contribuem para a elucidação do tema abordado, soma-se a entrevista com profissional da área.
Levando em conta estudos recentes de sucesso em alternativas para crianças com autismo no desenvolvimento da fala, foi levantado o projeto da presente pesquisa e em especial como a Comunicação Alternativa e Ampliada pode utilizada como ferramenta de inclusão e facilitador para resultados em relação à comunicação.
Curso
Pedagogia
Cidade
São João Nepomuceno
Data
30 de dezembro de 2022
Título
Estudo sobre a comunicação de aluno autista e práticas escolares para essa demanda