Este trabalho foi realizado com o intuito de analisar as estratégias utilizadas pelos professores na motivação de alunos da 5a a 8a série da Educação de Jovens e Adultos em seu processo de ensino na tentativa de minimizar o problema da evasão escolar. Para entender essa questão, buscamos uma compreensão mais aprofundada do entendimento e atitude do professor, fazendo uma pesquisa de abordagem qualitativa com base em entrevistas com três professores de uma escola da rede estadual de Ubá. No primeiro capítulo do referencial teórico foram abordadas definições do que é a EJA, de como se processa este ensino e algumas sugestões de atividades que podem aumentar a motivação dos alunos para os estudos evitando a evasão. No segundo capítulo foram tratadas as especificidades da educação na EJA assim como as práticas dos professores que se dedicam a esta modalidade de ensino. No terceiro capítulo são apresentadas as análises e interpretação dos dados coletados que levaram as pesquisadoras a concluírem que uma aula bem planejada e o resgate da auto-estima dos alunos da EJA são fundamentais
para o sucesso do trabalho do educador.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2005
Título
Evasão escolar na EJA
Autor
SILVA, Érica Gonçalves da | CHÍRICO, Flávia Cristina Carneiro | SOUZA, Maria José Coutinho de | COSTA, Thays Provezano