Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Existe correlação entre a potência muscular relativa e alométrica e a fragilidade de idosos ex-hansenianos classificados pelo Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20)?
Existe correlação entre a potência muscular relativa e alométrica e a fragilidade de idosos ex-hansenianos classificados pelo Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20)?
A hanseníase é uma doença bacteriana crônica transmitida através do contato próximo e prolongado com pacientes sem tratamento. Objetivo: Correlacionar a potência muscular relativa e alométrica e a fragilidade de idosos ex-hansenianos. Materiais e métodos: Foi conduzido um estudo transversal com 31 idosos ex-hansenianos registrados na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) localizada na cidade da Ubá-MG. A avaliação da fragilidade do idoso foi realizada utilizando o IVCF-20. Para avaliar a potência muscular relativa e alométrica, empregamos o aplicativo PowerFrail. Resultado: Foi observada uma correlação inversa e moderada entre a potência muscular alométrica e a fragilidade em idosos ex-hansenianos (r = -0,44; p = 0,028). No entanto, não foi identificada uma correlação entre a fragilidade e a potência muscular relativa. Conclusão: A potência muscular representa uma variável significativa para a funcionalidade, principalmente motora. Entretanto, o questionário IVCF-20 não foi capaz de se correlacionar fortemente com as medidas de potência muscular avaliadas.
Curso
Fisioterapia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2023
Título
Existe correlação entre a potência muscular relativa e alométrica e a fragilidade de idosos ex-hansenianos classificados pelo Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20)?
Autor
ANDRADE, Maria Eduarda Ribeiro de | SOUZA, Yasmin da Silva
Tipos de documento
Artigo cientifico (graduação)
Banca examinadora
Não consta banca examinadora.
Orientador
Alexandre Carvalho Barbosa; Geovane Elias Guidini Lima