As demandas sociais e econômicas atuais influenciam para que haja uma ampliação do campo de atuação profissional do pedagogo. Desta forma, os cursos de Pedagogia são desafiados a contemplar em seu currículo toda essa complexa e vasta área de atuação. Dentro de uma mesma área, há perfil de educando bastante heterogêneo, o que justifica a presente pesquisa, que teve por objetivos analisar o perfil dos graduandos em Pedagogia durante o seu processo de formação inicial em uma instituição de Ensino Superior da Zona da Mata Mineira; compreender quais os significados atribuídos por estes ao curso em seu processo de formação profissional; e identificar as contribuições e as dificuldades enfrentadas pelos alunos em seu processo de formação inicial em Pedagogia. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário semi-aberto para a coleta dos dados. Este instrumento foi aplicado a um total de 40 estudantes do curso, sendo 10 de cada período letivo. Os dados obtidos foram tabulados, sendo representados no artigo por gráficos, e palavras-chaves a partir das resposta obtidas. Este estudo propiciou várias considerações em relação ao perfil dos graduandos em Pedagogia durante o processo de formação inicial: a maioria dos discentes são do sexo feminino; a idade está entre 18 a 33 anos; a renda per capita dos alunos são em média até 3 salários mínimos; 96% dos alunos são advindos da escola pública; as motivações por iniciarem o curso de pedagogia estão entre influência da família e ascensão no mercado de trabalho; há um processo de ressignificação durante o curso para que as (os) alunas (os) permaneçam no mesmo. Quase a totalidade dos discentes (93%) afirmam conseguirem conciliar trabalho e estudo (33 alunos trabalham e estudam); 98% dos educandos afirmam que conseguem relacionar a prática do estágio curricular com as teorias; e entre os alunos que fazem estágio extra-curricular ou trabalham na área educacional todos afirmam conseguir relacionar teoria e prática. Também pudemos perceber que os alunos estão conseguindo relacionar as diferentes disciplinas entre si. O curso de Pedagogia desta Instituição apresenta vários perfis de alunos, os quais vêm se constituindo, a cada dia, em Pedagogas (os) durante esta formação inicial, sendo essa transformação um processo contínuo de mudanças no decorrer do curso e da vida profissional.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2013
Título
Fala Pedagogia: perfil acadêmico dos graduandos e expectativas em relação ao curso.