A participação da família no processo de ensino-aprendizagem é considerado um fator importante, para que ocorra uma aprendizagem construtiva e significativa para a criança. Família e escola devem ser aliadas neste processo, facilitando e desenvolvendo suas habilidades e competências. Diante do exposto investiga-se: de que forma a família pode influenciar no desenvolvimento escolar da criança nos anos iniciais. Tendo como objetivo verificar a importância da participação da família no desenvolvimento e acompanhamento escolar da criança, bem como comparar a participação das famílias da escola periférica e central na vida escolar dos filhos, conhecer a visão do professor sobre a participação da família na aprendizagem das crianças e analisar a disponibilidade dos pais em relação às tarefas escolares da criança. A metodologia utilizada de abordagem qualitativa utilizou-se de questionário como instrumento de investigação. A pesquisa foi realizada em duas escola da Rede Municipal de Ensino de Ubá, Minas Gerais,sendo uma periférica e outra central. Os participantes desta pesquisa –pais e professores do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental I, permitiram a aquisição de dados para análise e discussão, com base em autores consultados Morrish, Dessen, Mielnik, Sipavicius, Szymanski, Zamberlan, percebendo que a presença da família é um fator essencial para desenvolver de uma forma mais afetiva o processo de ensino e socialização das crianças. Conclui-se que a família como uma forte influência para o desenvolvimento da criança,quando aliada à escola consegue fazer com que o aprendizado e aproveitamento da criança seja despertado de uma forma positiva, construtiva e afetiva.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2016
Título
Família: importância no desenvolvimento escolar da criança.