A proposta deste trabalho é discutir os discursos publicitários da marca OMO, da Indústria Unilever, tendo como base as mudanças discursivas e seus apelos linguísticos, bem como utilização de imagens, os quais tem em vista uma adequação da mensagem ao público-alvo considerando as mudanças e os processos sociais. São objetos de análise alguns de seus comerciais, optando-se por seis peças publicitárias, veiculadas em revistas e jornal, compreendendo o período de 1957 à 2010. A escolha deu-se em função da marca de sabão em pó OMO (Unilever), ser uma das marcas mais consolidadas no mercado de produtos de limpeza do ramo, há mais de 50 anos fazendo parte do contexto histórico de nosso comércio, sua abrangência global presente em mais de 128 países, ocupar o Top- of -mind há mais de 20 anos, investir milhões por ano em marketing e com participação de 49% do share-of-market. A revisão da literatura abordando as questões de marketing e publicidade, os elementos linguísticos e semióticos, ofereceram sustentação ao corpo teórico em sua discussão, bem como as análises das peças. Ao final deste trabalho conclui-se que, todo o discurso publicitário da marca está de uma certa forma voltada as estratégias de inovação como forma de continuar exercendo o papel de contemporâneo e arrojado mantendo a fiel e tradicional clientela e conquistando novos públicos. Desta forma, confirma-se a teoria de que o marketing de produtos e serviços ampliam as necessidades de seus clientes subordinando suas estratégias às táticas de venda, colocando o consumidor como o foco das atenções.
Curso
Publicidade e Propaganda
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2014
Título
Fatores sócioculturais como modalizantes do discurso publicitário: um estudo das propagandas da marca Omo
Autor
LINO, Sueli Rosas Barreto
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Alberto Prenassi; Vânia Pereira Quintão; Camila Christiane Viana Silva