Resumo
O termo bullying é de origem inglesa, e adotado em muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de maltratar um indivíduo e colocá-lo sob tensão. Também é um termo que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais, utilizado pela literatura psicológica anglo-saxônica nos estudos sobre o problema da violência escolar. O fenômeno é desencadeado de forma repetida contra uma mesma vítima ao longo do tempo e dentro de um desequilíbrio de poder. Trata-se de um fenômeno social de grande relevância, e possui características peculiares que podem ser identificadas. Pode-se também dizer que o bullying é um comportamento cruel, em que os mais fortes convertem os mais frágeis em objetos de diversão e prazer, através de brincadeiras que disfarçam o propósito de maltratar e intimidar. Como conseqüência, os alunos vitimados por este fenômeno podem apresentar efeitos trágicos nas suas vidas: a exemplo, falta de vontade de ir à escola, vontade de trocar de colégio, queda de rendimento escolar, isolamento, baixa-estima, medo e ansiedade incomuns, distúrbios do sono e pesadelos, depressão e até mesmo podendo chegar ao suicídio. A pesquisa foi realizada em 3 escolas particulares da região sul de Belo Horizonte, com alunos da 5ª. e 6ª. séries, de ambos os sexos, com idades entre 11 e 12 anos, com o objetivo de caracterizar o perfil das vítimas e dos agressores. O método consistiu na aplicação de uma entrevista semi-estruturada com os estudantes escolhidos pela orientação pedagógica de cada escola. A análise dos resultados teve caráter quantitativo e qualitativo. O presente estudo concluiu que todos os alunos participantes da pesquisa foram vítimas e 60% se disseram agressores, sendo que os locais mais freqüentes onde o fenômeno acontece é nos corredores e nos pátios das escolas. O bullying pode ser um balizador para o nível de tolerância da sociedade com relação à violência, podendo conscientizar aspectos da importância de sua atuação na prevenção, diagnóstico, tratamento e orientação aos educadores, para lidarem de forma mais adequada com a violência entre adolescentes de ambos os sexos no ambiente escolar.