Resumo
A formação do docente de ensino superior vem sendo motivo de discussão no contexto educacional, visto que há uma identidade do professor de terceiro grau – aquele que traz consigo uma bagagem de conhecimentos específicos e instrumentais, bastando transmiti-los para seu aluno. Ao tomar por premissa a necessidade da formação pedagógica para os docentes bacharéis e partindo da hipótese de que os mesmos não receberam a formação didático-pedagógica necessária ao exercício da prática cotidiana, este estudo teve como objetivo investigar a importância da formação didático-pedagógica dos profissionais docentes bacharelados, que atuam no Ensino Superior. O trabalho buscou identificar na opinião dos professores as oportunidades de educação continuada oferecida pela instituição onde exercem sua prática docente; detectar as dificuldades encontradas em sala de aula no exercício da profissão docente; analisar se essas dificuldades decorrem ou não da ausência de formação pedagógica. No processo de investigação utilizou-se como referência a abordagem qualitativa, por acreditar que esta abordagem permite um melhor entendimento dos fenômenos que ocorrem na formação do docente superior, mediante categorias de análise constituídas com base nas respostas emitidas pelos próprios docentes. A preocupação central foi compreender e interpretar os fenômenos estudados, considerando o significado que os professores dão às suas práticas e percursos de formação. Foram utilizados como instrumento de investigação o questionário e entrevista semi-estruturada com professores bacharéis do curso de Administração da Faculdade de Ciências Gerenciais de Bicas. Para análise dos dados empreendemos a análise de conteúdo, seguindo as indicações de Bardin (1997), com o objetivo de extrair as significações, representações, crenças e valores dos entrevistados ampliando assim, a descrição dos componentes que fazem parte deste estudo. As categorias de análise foram criadas, a partir da possibilidade de agrupar assuntos que, consolidados, levaram a unidade de significado que se mostravam relevantes para a compreensão do fenômeno da pesquisa e foram estabelecidas a priori: formação pedagógica, formação continuada e características necessárias ao professor na sociedade para o exercício da docência. O resultado das análises demonstra que os docentes pesquisados não possuem formação didático-pedagógica, no entanto, têm uma preocupação com sua formação e atuação em sala de aula reconhecendo à necessidade da formação continuada sendo esta a alternativa mais concreta para proporcionar avanços no desenvolvimento profissional dos docentes bacharéis. O estudo evidenciou também que a formação didático-pedagógica dos docentes é realizada com apoio da instituição quando não mesmo no ambiente institucional, demonstrando que os docentes em prol da defesa de uma educação superior acreditam numa atuação docente qualificada, comprometida com a formação de um profissional ético e consciente de seu papel na sociedade. Julga-se necessário refletir a questão da formação docente superior, como um processo de formação continuada, seja através de um programa que priorize os interesses do grupo, considerando a formação inicial dos professores, suas expectativas, necessidades, de forma reflexiva e dialética.