Resumo
Este estudo analisa a relação entre gestão, cultura organizacional e liderança nas organizações. A cultura organizacional é um fator importante que influencia uma força competitiva de uma organização. A gestão também é um componente crítico no sucesso de uma organização. Diante do exposto e devido à importância da gestão nas organizações, este trabalho teve como objetivo identificar elementos como gestão eficaz, cultura organizacional e liderança; compreender como os relacionamentos podem influenciar a organização, considerando alguns aspectos, como a cultura organizacional, gestão, líderes, comportamento individual e o trabalho em equipe; demonstrar como bons relacionamentos podem contribuir para o sucesso de uma empresa. Como metodologia foi feita uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de textos retirados de livros, sites, revistas, artigos acadêmicos, cujos autores versam sobre o tema. É importante entender como esses poderosos determinantes de desempenho organizacional afetam um ao outro. Na cultura organizacional, a gestão lida com a criação de uma visão articulada e possuindo as habilidades e a determinação de recrutar e desenvolver seguidores que estejam engajados com a realização da visão. Os líderes atuam como construtores, como mantenedores e como vigilantes da cultura organizacional e valores. O sucesso organizacional na obtenção de metas e objetivos ocorre a partir da liderança da organização e o modo como é gerida. Ao adotar os estilos de gestão apropriados, os líderes podem afetar o trabalho dos funcionários, satisfação, comprometimento e produtividade.
Palavras-chave: Gestão; Cultura Organizacional; Liderança nas Organizações.