As empresas em função da grande competitividade de mercado e das exigências econômicas possuem necessidade cada vez maior em adotar posturas voltadas ao cliente. A qualidade passou a ser um pré-requisito para o sistema de gestão, deixando de ser um diferencial. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da implantação de um sistema de gestão da qualidade na indústria. É baseado em resumos bibliográficos com temas condizentes com o sistema de gestão de qualidade. São expostos o histórico da gestão da qualidade e sua aplicação, a prática do 5S, as ferramentas da qualidade total, o uso do ciclo PDCA, utilização da norma ISO 9001 e métodos estatísticos de controle. Com a implantação desse sistema de gestão será possível identificar e diagnosticar os principais gargalos de produção, reduzir custos, diminuir perdas de matéria-prima, índices de retrabalho, peças de assistência e tempo ocioso dos funcionários, trazendo maior satisfação dos clientes internos e externos. O processo de gestão deve ser implementado continuamente, garantindo à empresa unificação de mercado, estabilidade em seu segmento e acompanhamento eficaz de processos.