Este estudo de cunho qualiquantitativo teve como objetivo analisar se as Escolas no município de Tocantins, nos seus diferentes segmentos, têm autonomia e liberdade de ação, podendo as mesmas serem consideradas escolas democráticas. A população analisada foi formada por diretores e supervisores das escolas. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados questionário semi-aberto, específico e aplicado para os diferentes grupos de sujeitos, contendo questões relacionadas à forma como veem a gestão e a forma de distribuição de poder dentro da escola. Os resultados enfatizam a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2013
Título
Gestão democrática: uma realidade na visão dos supervisores e diretores das escolas de Tocantins –MG