Resumo
Para a elaboração desta dissertação foi realizado um estudo bibliográfico sobre gestão do conhecimento e educação na sociedade do conhecimento. O estudo teve como ponto de partida o livro Sociedade Pós-Capitalista de Peter Drucker, cuja primeira edição foi publicada em 1993. Na pesquisa foram analisados o conhecimento e sua relevância para a organização, bem como a importância de uma educação aplicada à gestão do conhecimento com eficiência. Os capítulos dessa dissertação estão intrinsecamente ligados de maneira a clarear o entendimento de gestão do conhecimento, uma vez que o diferencial em uma sociedade do conhecimento é a informação, o conhecimento prático e a educação voltada para a autonomia do indivíduo. Isto é visto dentro das modernas organizações, as quais estão preocupadas e atrair talentos, fazendo com que os indivíduos certos estejam nas funções certas. Elas precisam do empenho desses indivíduos, pois eles se tornaram trabalhadores do conhecimento e esse e a base da sociedade contemporânea. Todavia, uma organização que busca a excelência precisa de indivíduos educados, preparados e treinados para um trabalho que tenha como cerne o saber aplicado à ação.