O projeto de pesquisa intitulado Habilidades Cognitivas de Estudantes Universitários objetiva arquivar os resultados dos testes psicológicos realizados pelos alunos do curso de Psicologia da UNIPAC/Barbacena durante as disciplinas específicas da área de avaliação psicológica, no intuito de criar um vasto banco de dados que permitirá uma série de estudos sobre processos cognitivos distintos. Diante disso, o presente trabalho fez um recorte para investigar a relação entre inteligência e as variáveis sexo, prática de atividade física e idade. A amostra foi composta por 93 estudantes com idades entre 20 e 59 anos, sendo a maioria do sexo feminino. Os instrumentos utilizados foram as Matrizes Progressivas de Raven - Escala Geral, o G-36 Teste Não Verbal de Inteligência, a Bateria de Provas de Raciocínio - BPR-5 e um questionário composto por 37 questões diversas. Os resultados revelaram melhor desempenho masculino em tarefas de raciocínio mecânico. No que tange à inteligência geral, não foram encontradas diferenças de gênero no G-36 e na BPR-5. Já em relação à prática de atividade física não foram encontradas diferenças nos resultados dos testes entre os alunos ativos e os sedentários. Também foi encontrada correlação negativa e significativa entre idade e tarefas de raciocínio espacial. Os resultados citados são condizentes com a literatura, exceto no caso da prática de atividade física. Sendo assim, faz-se necessária tanto a expansão da amostra, quanto a continuidade e a expansão das investigações.
Curso
Psicologia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2013
Título
Habilidades cognitivas de estudantes universitários: algumas considerações acerca da inteligência
Autor
CANDIAN, Ana Paula; SANTOS, Carla Alves Moreira dos
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Mauro Eduardo Jurno; Ana Letícia Camargos; Esther de Matos Ireno Marques