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Identificação e análise dos fatores individuais e organizacionais intervenientes na transferência de um programa de treinamento em uma empresa do setor público
Este trabalho considera que o alinhamento da prática profissional às demandas externas à organização é vital para a sobrevivência de qualquer empresa. Esse alinhamento ocorre em virtude de profissionais capacitados a decodificar tais demandas e exercitarem-se para atendêlas. Motivo pelo qual desponta a importância do treinamento empresarial. Entretanto, ainda existem empresas que apresentam resistência à prática de treinamento, pois consideram que não há atenção à expectativa previamente levantada: o retorno efetivo para a empresa. Assim, este trabalho aborda a prática de treinamento como um ciclo composto por quatro subsistemas e analisa em profundidade o último subsistema – a avaliação de treinamento – a partir da transferência do treinamento. Cumpre o objetivo de identificar e analisar os fatores individuais e organizacionais intervenientes na transferência de um programa de treinamento aplicado aos servidores de uma empresa pública. Tem por subsídio teórico os modelos de avaliação de treinamento apresentados pela literatura especializada. Utiliza da pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, apresenta como variável independente os fatores intervenientes individuais e organizacionais e variável dependente, o construto interno, transferência de treinamento. A estratégia de pesquisa apresentada é o estudo de caso, a empresa estudada é a Prefeitura de Congonhas através do programa de treinamento denominado Programa de Educação Afetivo Sexual que capacitou servidores lotados em três secretarias. A coleta de dados se faz através da aplicação de questionários aos treinados ainda ativos no município e através de entrevistas semi-estruturadas a 10% (dez por cento) dos servidores treinados. Os resultados obtidos levaram à conclusão que das secretarias que têm servidores capacitados pelo programa há transferência do treinamento recebido em duas delas, o que não ocorre na terceira. Os fatores identificados, nesta pesquisa, como intervenientes na não transferência desse programa de treinamento foram: característica da clientela, especificamente, nível de escolaridade dos treinados, motivação dos treinados, vínculo empregatício e permanência no mesmo cargo e na mesma função; a reação dos treinados quanto ao desempenho do facilitador responsável pela execução do treinamento e por fim a percepção dos treinados quanto ao apoio organizacional, precisamente no que tange ao apoio gerencial.
Curso
Administração
Cidade
Barbacena
Data
13 de junho de 2008
Título
Identificação e análise dos fatores individuais e organizacionais intervenientes na transferência de um programa de treinamento em uma empresa do setor público
Autor
MIRANDA, Michelle Cristine de Souza
Tipos de documento
Dissertação (mestrado)
Banca examinadora
Manuel Antonio Molina Palma; Antônio Luis Rocha Dacorso; Cláudia Maria Miranda de Araújo Pereira